segunda-feira, 7 de maio de 2007

1ª Descoberta dos Y.T. soldiers

YELLOW TREV
soldiers


A busca por sensações novas, ondas diferentes e de fundo de lage começou..



1ª onda - Delta Reef



- Onde fica? Algures pela costa norte do país..



- Porquê este nome? A forma do areal desta praia tem a forma duma asa delta, bem como quebra sobre um fundo de lage (reef)..



- Tipo de onda? Apesar de ainda estar em teste, do que analisamos é uma onda comprida, com variações bruscas de velocidades por sessões.. Sendo que em dias grandes a onda obriga-nos a passar por dentro dum tubo rápido e cavado..



- O que motivou tal descoberta? Um grupo de amigos cansado do crowd que se foi aglomerando nas praias mais conhecidas do Grande Porto, juntou-se e no dia 25 de Abril com a ondulação de 1,7 m, numa semana em que as boas ondas reinaram, meteu-se no carro com um fotógrafo e partiram em busca de novas sensações.. medos.. angústias.. descobertas.. a tão famosa ADRENALINA..



- Em que seguimento vem esta procura? Uma ideia que foi amadurecendo nas nossas mentes, em que por muito que procurassemos boas ondas como as de Peniche e da Ericeira cá no norte a única coisa que encontravamos grande parte do ano eram ondas mais viradas para o surf do que propriamente para o bodyboard. Assim a procura de ondas poderosas, perigosas e ao mesmo tempo tubulares e com bons lips para voar foi o objectivo proposto pelo nosso grupo, Yellow Trev, para os próximos meses, principalmente no Inverno..



- Quantos elementos somos? Para já ainda somos poucos, 3, mas nas próximas buscas tentaremos incluir novos atletas do Grande Porto com maturidade suficiente para integrarem o nosso projecto..



- Para quando a divulgação da localização deste pico? Este pico está onde mais ninguém procura, muitas das vezes nas entranhas do que não procuramos. Olhar com atenção e nas condições certas encontrarão a onda.. de qualquer das maneiras deixaremos pistas sempre que fotografarmos.




Foto: Miguel "Soneca" Areal - Nem só de ondas grandes vive o bodyboard..




Foto: Pedro "Dio" Matos - Uma onda pequena mas com todo o seu potencial à vista..



Foto: Nuno Beleza - O Parafas num drop vertical……à Y.T soldier..

10 comentários:

Altar Mar disse...

Realmente não entendo. Dizem que querem fugir ao crowd e mal descobrem uma onda fazem logo questão de a mediatizar e chamar a atenção sobre ela. Daqui por algumas semanas será tão conhecida como o Troll ai no Norte. Talvez ai fiquem satisfeitos.

Realmente não entendo. Será que uns momentos de fama são mais importantes do que guardar um segredo onde podem surfar em sossego.

Não entendo...

Yellow Trev disse...

Pois bem.. até podes ter razão em dizeres que vai haver crowd se divulgarmos este pico.. no entanto, não sei se será assim tão linear o que estás a dizer, porque vejamos:

O trol foi divulgado e muitas das vezes passo por lá e nem vejo gente dentro de água a não ser, por vezes, os locais (2/3 pessoas);

A ilha foi divulgada e nem sempre vejo gente dentro de água a surfa-la a não ser claro os locais..

Por isso, quando se trata de ondas em fundo de rocha/laje, é bem mais dificil de se ter crowd do que um simples beach-break...

Agora deixa-nos tentar construir algo que gostamos de fazer e partilhar as fotos com a comunidade bodyboarder..

Quem gostar gosta, quem não gostar deixa na beira do prato, pois não podemos agradar a gregos e a troianos..

Um abraço e Boas ondas
Arealix

Altar Mar disse...

Aqui onde vivo a maior parte das ondas rebentam sobre lages e o crowd é cada vez maior (de locais e principalmente, cada vez mais, de pessoas vindas de todo o lado). Gostava de trocar os sitios onde surfo com crowd pela possibilidade guardar segredo de uma nova descoberta.

Há quem aprenda com os erros dos outros e há quem teime a errar e em fazer gala nisso por razões que não são compreensiveis por alguém de bom senso.

Sinceramente não entendo essa vontade de mostrar a tudo e a todos aquilo que se descobre. Uma coisa é partilhar com os amigos outra é revelar ondas a pessoas que não nos conhecem e que provavelmente de amigos nada têm.

Fiva aqui mais um registo e exemplo em que o bom senso é totalmente incoberto. Seja como for os prejudicados serão voçês que trocam anos de surfadas em paz por meia dúzia de fotos e escassos momentos de glória.

Não entendo...

Pedro Matos disse...

Homem do Mar...depois do que te vou dizer, penso, que vais entender... Nós até poderiamos ter esse raciocínio...mas entre o teu e nosso também há uma diferença que penso ser para o positiva no nosso caso. É a diferença entre o egoismo e o não egoismo. Nós estamos a dar um exemplo do que é não ser egoista... Não critiques por favor uma atitude destas. Por favor, num país de egoistas nao critiques quem nao é...ok?

Obrigado!

Pedro Matos.

Altar Mar disse...

Não se trata de egoismo, mas sim de não ser ingénuo e perceber a mecânica das coisas. Se fosse realmente egoista não me dava ao trabalho de vos dar a minha opinião, pois a exposição das ondas ai do Norte não me afecta directamente uma vez que raramente ai vou.

Também tenho um blog onde tento, da minha forma, mostrar uma outra maneira de ver o surfar e as ondas. É exactamente por não ser egoista que decidi criar este blog no qual tento fazer passar uma mensagem não comercial do BB em resposta à nova mentalidade criada pelo "Surf/BB business" que apenas pensa em campeonatos, marcas, patrocínios revistas e videos.

Até posso tentar perceber a vossa intenção de partilhar (visto que fazem questão de referi-lo), mas lamento ser eu a dizer-vos que as coisas não funcionam assim e que a realidade não é cor-de-rosa. Tenho amigos espalhados pelo país com os quais partilho algumas ondas, mas são amigos com os quais posso contar e confiar e não uns desconhecidos da internet.

Espero apenas que não se arrependam das vossas acções. Não tomo mais o vosso tempo.

Se vos interessar passem pelo meu blog em:

http://altarmar.blogspot.com

Pedro Matos disse...

Homem do mar... és sempre benvindo aqui para comentares e transmitires a tua mensagem. Temos todos a aprender uns com os outros por isso se quiseres continua a vir aqui comentar e falar do que sabes.


Abraço,

juice disse...

FORÇA AÍ

espero puder contribuir para BB eu e todos

aquele

abraço juice

Life is too short don't waste it GO SURFING! disse...

Seus cabrões ja andam a formar grupinhos???se é isso acho mt bem :)descobrir novas ondas e novas sensações! espero um dia tb ter o prazer de embarcar com vcs numa aventura e viver novas experiencias... gd abraço!(luis leite)

aefg disse...

Parabéns pelo blog e a iniciativa!!

Pedro Matos disse...

Luis Leite é qd quiseres! Serás benvindo...tu e qquer bodyboarder que esteja interessado em curtir umas ondas connosco....;)